|
|
|
|
|
|
|
Les Sables - Horta '09
Texto e Fotos de: Luís Prieto
Adiaspora.com
|
Os 24 veleiros envolvidos na regata para iates da Classe 40 (12 metros) Les Sables/Horta/Les Sables partiram na tarde de domingo, 5 de Julho, daquele porto francês, perante uma “guarda de honra” de mais de 120 de embarcações, de diferentes tipos e dimensões e tendo, ainda, por testemunhas algumas centenas de aficionados da modalidade e simples curiosos, que se dispuseram na zona ribeirinha da cidade, no canal de acesso ao mar e na praia frente à zona da largada. Logo nas primeiras milhas de competição um dos favoritos à vitória final, Yvan Noblet (primeiro na edição de 2007 da Les Sables/Madeira/Les Sables), confrontou-se com a quebra do pau de spi (estrutura que suporta a vela-balão), o que fez com que o iate «Appart City» tivesse de regressar ao porto para reparações, situação apesar de tudo resolvida em apenas duas horas e meia.
|
Gerald Bibot - Bélgica |
As primeiras milhas da regata – tal como acontecera na sexta-feira, com o prólogo – desenvolveram-se com condições meteorológicas favoráveis, num circuito delineado pela organização muito próximo da costa, tendo desta área in-shore saído em primeiro o francês «CG Mer» (de Wilfid Clerton), seguido do belga «Zed 4» (do skipper Gérald Bibot) e do espanhol «Tales» (do jornalista free-lancer Gonzalo Botin).
|
Benoit Parnaudeau - França |
O grande favorito nesta prova o «Telecom Itália» (da dupla Giovanni Soldini – Karinne Fauconnier) saiu da costa apenas em sétimo lugar, mesmo assim duas posições à frente do iate britânico «Keysource» (da dupla Mike West – Paul Worswick), embarcação que havia ganho na sexta-feira o prólogo de cerca de oito milhas disputado na baía de Les Sables, destinado a afinar os veleiros e a proporcionar espectáculo para terra. A chegada da frota dos veleiros de 40 pés à ilha do Faial, nos Açores, deverá dar-se a partir de 11 de Julho, se as condições de navegação forem propícias, estando a partida para a segunda ronda da competição, de regresso a Sables, agendada para o dia 15.
|
Giovanni Soldini - ITÁLIA |
A regata Les Sables/Horta/Les Sables é uma organização, em França, da Câmara Municipal daquela cidade francesa, do Institut Sports Ocean, da Class 40 e do Port Olona, sendo nos Açores responsável por esta prova a Comissão Náutica Municipal da Horta, que integra a Câmara Municipal, o Clube Naval da Horta, a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental e a Associação Regional de Vela dos Açores – VelAçores. Patrocinam, entretanto, a competição o Governo dos Açores, a empresa municipal Hortaludus, o Peter Café Sport, JM – Transportes e Demolições e a TerAuto. Toda a informação desta competição pode ser conferida na Internet, com várias actualizações diárias e representação cartográfica da frota, através do endereço oficial www.lessables-horta.com.
A posição classificativa da primeira dezena de veleiros à saída do circuito costeiro em Les Sables de Olonne era a seguinte (com indicação de pavilhão, número da embarcação, nome do veleiro e tripulação):
1.º – FRA 64 CG Mer (Clerton – Lehelley)
2.º – BEL 81 Zed 4 (Bibot – Le Vourc’h)
3.º – ESP 65 Tales (Botin – Lopez-Doriga)
4.º – FRA 45 EDF Energies Nouvelles (Augeix – Lehelley)
5.º – FRA 47 Grassi Bateaux (Grassi – Galmard)
6.º – FRA 68 PLAN Les enfants changeront le monde (Lazat – Aubrun)
7.º – ITA 55 Telecom Italia (Soldini – Fauconnier)
8.º – ITA 69 Courirer de l’Odet (Consorte – Aubry)
9.º – GBR 42 Keysource (West – Worswick)
10.º – FRA 71 Rev’86 Fantasy Forest (Bazin – Grinda)
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009 3° Dia
Ao fim do terceiro dia completo de prova os primeiros veleiros do pelotão da regata para iates da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables preparam-se para concluir a metade inicial do percurso da presente etapa desta competição, registando-se a entrada das embarcações no porto da ilha do Faial (Açores) a partir do próximo sábado, 11 de Julho. À frente segue destacado, desde o início do dia 6, segunda-feira, o principal favorito, «Telecom Itália», da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, veleiro que pelas 20 horas UTC desta quarta-feira se encontrava a 634 milhas da linha de chegada, numa altura em que navegava a uma velocidade média de 10,4 nós. Entre os segundo e sétimo colocados nesta regata encontravam-se o belga «Zed 4» (Gérald Bibol/Didier Le Vourch), a 34 milhas do primeiro, o australiano «Palanad II» (Nicholas Brennen/Alex Alley), a 36, o francês «CG Mer» (Wilfrid Clerton/Loic Lehelley), a 40, o “chinês” – com skipper residente em Shangai, embora gaulês de nascimento – «Plan, Les Enfants Changeront Le Monde» (Denis Lazat/Remi Aubrun), a 41, o britânico «Keysource» (Mike West/Paul Worswick), a 46 e o espanhol «Tales» (Gonzalo Botin/Álvaro Lopez-Doriga), a 49 milhas do topo da competição.
|
Pontão dia da partida |
Completando a primeira dezena de classificados no terceiro dia da etapa inicial da regata Les Sables/Horta/Les Sables encontravam-se o alemão «Tzu Hang» (Axel Strauss/Juerg Burger), o francês «Groupe Partouche» (Christophe Coatnoan/Sébastien Figué) e o italiano «Courrier de L’Odet» (David Consorte/Arnaud Aubry), todos já a mais de 50 milhas de distância do líder da prova. Curiosamente, numa frota que integra no universo de 24 veleiros da Classe 40 (12 metros) 15 representantes do país de largada e chegada da competição, a França, somente dois gauleses se posicionavam entre os dez primeiros, estando a confirmar-se o favoritismo de Giovanni Soldini e as boas prestações já antevistas, em face das prestações no prólogo, do belga Gérald Bibot e do inglês Mike West.
Outra particularidade desta fase da regata Les Sables/Horta/Les Sables é o facto de um dos últimos estar a ser o mais rápido nas últimas 24 horas, o veleiro «Apart City», da dupla Yvan Noblet/Damien Guillou, que vai cumprindo uma velocidade média de 12.1 nós, quando a generalidade da frota navegava nos 8/10 nós. Recorde-se que Yvan Noblet (primeiro na edição de 2007 da Les Sables/Madeira/Les Sables) confrontou-se logo à saída com a quebra do pau de spi (estrutura que suporta a vela-balão), o que fez com que o seu iate tivesse de regressar ao porto de partida para reparações, provocando-lhe um atraso de duas horas e meia face ao restante pelotão.
|
Cortejo de partida |
Para trás, entretanto, está o Golfo da Biscaia – “adieu l’Espagne, bonjour le large”! –, cuja travessia foi agreste, fatigante, sob céu cinzento, mar com agitação desagradável e ventos instáveis até 20 nós, embora registando encontros regulares com cardumes de golfinhos, encorajando os navegadores, na palavra de Karinne Fauconnier («Telecom Itália»). Toda a informação desta competição pode ser conferida na Internet, com várias actualizações diárias e representação cartográfica da frota, através do endereço oficial www.lessables-horta.com. A posição classificativa da primeira dezena de veleiros às 20H00 UTC de quarta-feira, 8 de Julho, era a seguinte (com indicação de pavilhão, número da embarcação, nome do veleiro e tripulação):
1.º – ITA 55 Telecom Italia (Soldini – Fauconnier)
2.º – BEL 81 Zed 4 (Bibot – Le Vourc’h)
3.º – AUS 43 Palanad II (Brennen/Alley),
4.º – FRA 64 CG Mer (Clerton – Lehelley)
5.º – FRA 68 PLAN Les enfants changeront le monde (Lazat – Aubrun)
6.º – GBR 42 Keysource (West – Worswick)
7.º – ESP 65 Tales (Botin – Lopez-Doriga)
8.º – GER 53 Tzu Hang (Strauss/Burger)
9.º – FRA 60 Groupe Partouche (Coatnoan/Figué)
10.º – ITA 69 Courirer de l’Odet (Consorte – Aubry)
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
(Veleiros chegam aos Açores este fim-de-semana)
Os 24 veleiros da Classe 40 envolvidos na mais importante prova náutica que este ano ocorre em Portugal começam a chegar na noite de sábado ao porto da Horta (Açores), estando a confirmar-se o favoritismo do «Telecom Itália», da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, que navega com 40 milhas de vantagem na liderança da course.
|
Partida Les Sables |
A regata para iates 12 metros Les Sables/Horta/Les Sables teve início na tarde do passado domingo, 5 de Julho, na cidade francesa que é mundialmente famosa por ser ponto de partida e meta da «Vendée Globe», “aventura” para velejadores solitários, com passagem no Cabo da Boa Esperança, no sul da Austrália e no Cabo Horn, destinada a embarcações de 60 pés (18 metros).
A competição entre Les Sables e os Açores (www.lessables-horta.com) é destinada a equipas dois tripulantes, tem um percurso total de 2.540 milhas náuticas e inclui nomes destacados da vela internacional, como o italiano Giovanni Soldini, o britânico Mike West, os franceses Yvan Noblet (vencedor da edição de 2007 da Les Sables/Madeira/Les Sables), Benoit Parnaudeau e Christophe Coatnoan, o belga Gérald Bibot, o australiano Nicholas Brennen, o representante da Nova Caledónia Yves Ecarlat e o jornalista espanhol Gonzalo Botin.
|
Partida Les Sables Barco 45 |
A partida da frota para a segunda etapa da competição, de regresso a Sables d’Olonne, está agendada para a tarde do dia 15 de Julho, no canal das ilhas Faial/Pico.
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
(Telecom Itália corta domingo em primeiro a linha de chegada)
A ausência de condições favoráveis de vento está a retardar a conclusão da primeira etapa da regata para iates de 12 metros Les Sables/Horta/Les Sables, devendo a frota de 24 embarcações, mesmo assim, começar a chegar aos Açores durante a madrugada ou manhã deste domingo, 12 de Julho. O «Telecom Itália», da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, ao fim da tarde de sábado (18:00 horas no arquipélago, 19:00 de Portugal continental), continuava a liderar uma prova que comanda há mais de 1.100 milhas, estando a embarcação a pouco mais de 80 milhas náuticas do porto de destino, na ilha do Faial, onde deverá arribar em primeiro, pese embora uma ligeira recuperação encetada pelo belga «Zed 4» (de Gérald Bibot/Didier Le Vourch) ao longo das últimas 36 horas.
|
Os segundos estavam a 36 milhas da liderança da course. Até ao quinto colocado – onde se posicionavam um iate australiano, o «Palanad II», um veleiro franco-chinês, o «Plan, Les Enfants Changeront Le Monde» e a embarcação francesa «CG Mer» – a distância face ao favorito italiano não chegava a 60 milhas, estando o décimo quarto da regata («Neurodon.fr», de pavilhão francês) já se situava a mais de 100 milhas do primeiro e o vigésimo («Elsa», mediterrânico de Nice) encontrava-se para lá de 200 milhas, no que é acompanhado por mais quatro veleiros na cauda da regata, que levarão mais de 24 horas que o «Telecom Itália» a cortar a linha de chegada no porto da Horta. Das últimas horas nota de relevo é, entretanto, o surgimento de uma série de problemas com os sistemas de transmissão de posicionamento do britânico «Keysource» (de Mike West/Paul Worswick), que navegava no sábado em parte incerta a nordeste de toda a restante frota, embora se saiba que a tripulação se encontra bem. Recorde-se que a regata para iates à vela da Classe 40 (12 metros) Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com) teve início na tarde do passado domingo, 5 de Julho, na cidade francesa de Sables d’Olonne – mundialmente famosa por ser ponto de partida e meta da «Vendée Globe» – e parte da ilha do Faial de regresso a França na tarde da próxima quarta-feira, 15 de Julho.
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
Telecom Itália cortou a linha de chegada à 1H57’06”, hora dos Açores
O «Telecom Itália», da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, ganhou a primeira etapa da regata Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com) na madrugada deste domingo, cortando a linha de meta ao fim de 6 dias, 11 horas, 55 minutos e 6 segundos de travessia oceânica entre França e os Açores.
O veleiro vencedor era aguardado perto das duas da manhã (no fuso dos Açores, três da madrugada em Portugal continental) no canal que separa as ilhas Faial/Pico por diversas embarcações locais, tendo tido em terra mais de uma centena de pessoas a saudá-lo, apesar da hora tardia da chegada. Para o velejador transalpino esta vitória não foi tão fácil como a liderança quase permanente da course parece indiciar, porquanto o trajecto foi muito táctico, com diferentes condições de navegação, que apelaram a uma constante atenção nas manobras a bordo, nomeadamente no Golfo da Biscaia e na zona do Cabo de Finisterra, na costa da Galiza.
|
Segundo Giovanni Soldini, que falava na conferência de imprensa realizada por volta das três da manhã, na marina da Horta, o segredo para o êxito foi “não cometer muitos erros”, afirmando-se agora expectante quanto à obrigatoriedade de ganhar, também, a segunda perna da regata que parte dos Açores na quarta-feira, dia 15: “este foi somente o primeiro acto da prova” – acrescentou a co-skipper Karinne Fauconnier.
|
O «Telecom Itália» em seis dias e meio de mar navegou a uma velocidade média de 8,15 nós. Durante a madrugada deste domingo são esperadas ainda outras quatro embarcações, sendo quase certo que o belga «Zed 4» (Gérald Bibot/Didier Le Vourch) ficará em segundo lugar, enquanto o iate australiano «Palanad II» (Nicholas Brennan/Alex Alley), o franco-chinês «Plan, Les Enfants Changeront Le Monde» (Denis Lazat/Remi Aubrun) e a embarcação francesa «CG Mer» (Wilfrid Clerton/Loic Lehelley) lutam ainda pela terceira posição na etapa, dado se encontrarem a menos de quatro milhas náuticas entre si.
|
Giovanni Soldini e Karinne Fauconnier |
Recorde-se que a regata para iates à vela da Classe 40 (12 metros) Les Sables/Horta/Les Sables teve início na tarde do passado domingo, 5 de Julho, na cidade francesa de Sables d’Olonne – no departamento de Vendée, região do Pays de la Loire – constituindo-se como a mais importante prova náutica jamais realizada no arquipélago dos Açores e uma das mais significativas que ocorre em Portugal no corrente ano de 2009.
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
Partida: quarta-feira, 15 de Julho de 2009, pelas 18h02
A regata de vela oceânica Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com) parte da baía da cidade da Horta, na ilha do Faial, Açores, de regresso a França, na tarde da próxima quarta-feira, 15 de Julho.
A direcção e a organização da prova decidiram, entretanto, esta segunda-feira retardar a partida, inicialmente agendada para as 12h02, marcando-a agora para as 18h02 (do fuso horário dos Açores, 19h02 em Portugal continental), de forma a alargar em seis horas o período de descanso dos velejadores nas ilhas – que concluíram, na generalidade, a primeira etapa da competição bastante mais tarde do que inicialmente previsto – e também com o objectivo de permitir, em dia útil de trabalho, o acompanhamento da largada da course pelos proprietários de todo o tipo de embarcações locais, que assim poderão animar a baía da Horta e o canal Faial/Pico por ocasião da despedida de terras açorianas da mais destacada prova desportiva de mar até hoje realizada no arquipélago.
|
Marina da Horta |
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
A regata da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables tem largada para a segunda etapa marcada para as 18:02 horas desta quarta-feira, 15 de Julho, na baía da Horta, zarpando os veleiros dos Açores em direcção à costa atlântica de França somente 38 horas após a entrada do último iate em prova na marina da ilha do Faial. Efectivamente foi apenas pelas 3 horas, 33 minutos e 9 segundos de terça-feira (com muitos outros participantes à sua espera, para “animá-lo”) que o «Orca», de pavilhão britânico, da dupla Richard Tolkien/Neal Brewer, após 8 dias, 13 horas, 31 minutos e 9 segundos, cruzou a linha de meta, porventura penalizado pela escolha táctica de abordagem aos Açores com uma rota muito próximo do norte de São Miguel e entrada no Grupo Central pelo sul do Pico…
|
Cartaz em Francês |
Em relação ao primeiro, «Telecom Itália», o lanterna vermelha chegou a terra com mais de 2 dias, 1 hora e 30 minutos de atraso, ficando também a mais de 16 horas de distância dos 21.º, 22.º e 23.ºs da course, respectivamente, os franceses «Groupe Sefico», «Vale Inco Nouvelle Caledonie» e «Elsa». Agora, na largada para a segunda perna da competição, a equipa italo-francesa Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, que cumpriu o primeiro percurso em 6 dias, 11 horas, 55 minutos e 6 segundos, leva quatro horas e meia de vantagem sobre o belga «Zed 4», de Gérald Bibot/Didier Le Vourch, tendo no seu encalço, mas já a sete e meia/oito horas, o franco-chinês «Plan – Les Enfants Changeront le Monde» (Denis Lazat/Frédéric Nouel), o francês «CG Mer» (Wilfrid Clerton/Loic Lehelley) e o australiano «Palanad II» (Nicholas Brennen/Oliver Bond). Na chegada à cidade da Horta apenas as cinco tripulações referidas conseguiram cortar a meta antes do meio-dia de domingo, tendo durante a tarde e noite daquele mesmo dia cruzado a linha de chegada outras doze embarcações. Na madrugada de segunda-feira foram dois os iates a concluir a prova, enquanto mais quatro haveriam de chegar ainda na manhã do primeiro dia útil da semana.
|
Veleiros antes da Largada |
É de salientar que, como se dizia no site oficial da prova (www.lessables-horta.com), entre os dez primeiros colocados na etapa inicial desta regata há um grande ecletismo de nacionalidades, já que do quinto em diante se situaram o espanhol «Tales» (Gonzalo Botin/Álvaro Lopez-Doriga), o italiano «Courrier de l’Odet» (David Consorte/Arnaud Aubry),o francês «Entreprendre en Cooperative» (Benoit Parnaudeau/Jean Saucet), o alemão «Tzu Hang» (Axel Strauss/Juerg Burger) e o francês «Groupe Partoche» (Christophe Coatnoan/Sébastien Fugué). Notas a reter na primeira parte da prova são, ainda, o mau desempenho (15.º classificado) dos britânicos Mike West/Paul Worswick, com o veleiro «Keysource», vencedores do prólogo em França, que navegaram mais a norte que toda a coluna e se atrasaram devido a tal opção táctica, e a excelente recuperação, embora de apenas oito lugares, do gaulês «Apart City», da equipa Yvan Noblet/Damien Guillou – vencedor da primeira edição desta prova, realizada em 2007, no trajecto Les Sables/Madeira/Les Sables –, que ascendeu até ao 16.º lugar da regata, depois de duas horas e meia de atraso na largada de Sables d’Olonne, na sequência de uma avaria nas primeiras milhas de oceano que os levaram a regressar ao porto, para reparações.
|
Veleiro descansando nos Açores |
A entrada das 24 embarcações no porto de origem do departamento de Vendée, na região do Pays de la Loire, deve ocorrer a partir do dia 21 de Julho, podendo conferir-se, como se sabe, toda a informação sobre a evolução desta competição na Internet, em várias actualizações diárias e representação cartográfica da frota, através do endereço oficial (www.lessables-horta.com) já mencionado. Entretanto, na marina e na cidade da Horta, a partir do final do dia desta quarta-feira, o “circo” desmonta-se. Mas fica, para já, a assinalar o evento, uma pintura colectiva de todos os tripulantes, junto ao pontão C do porto de recreio náutico, em cumprimento da conhecida tradição local, de registo iconográfico obrigatório por parte de todos os navegadores de passagem…
|
Veleiro Franco-Chinês |
Em 2011 a Les Sables/Horta/Les Sables para embarcações da Classe 40 volta aos Açores! A edição do corrente ano da regata Les Sables/Horta/Les Sables é organizada em França pela municipalidade de Sables d’Olonne, sob a coordenação do Institut Sports Ocean e da associação Class 40, e tem o apoio do Conselho Regional do Pays de la Loire, do Conselho Geral do Departamento de Vendée, do Porto de Olona, da estação televisiva France 3 Ouest e da Atout-Web Informatique. Nos Açores esta competição foi organizada pela Comissão Náutica Municipal da Horta (entidade que agrega a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental – APTO e a Associação Regional de Vela dos Açores – ARVA/VelAçores), tendo contado com o apoio do Governo dos Açores, da empresa municipal Hortaludus, do Peter Café Sport, de JM – Transportes e Demolições e da TerAuto.
|
Veleiro Britânico |
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
A frota envolvida na regata da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables leva já dois dias de mar desde a largada na baía da cidade da Horta, Açores, ao final da tarde de quarta-feira, 15 de Julho, e a “normalidade” voltou, ao fim de trinta e seis horas de competição com a fixação, nesta segunda etapa, do «Telecom Itália», de Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, no comando da prova. As primeiras 100 milhas percorridas desde a partida permitiram um surpreendente início de regata para o também italiano «Courrier de l’Odet» da dupla David Consorte/Arnaud Aubry, que liderou durante grande parte do dia de quinta-feira a course, numa altura em que a frota se dividia em três grupos, sinal de diferentes abordagens ao anticiclone dos Açores, alternando entre um rumo em direcção a norte e o traçar de um percurso virado a nordeste, recto para Les Sables.
|
A frota à saída da Horta L. Prieto |
David Consorte optou por esta última alternativa, foi notícia, pela primeira posição provisória, mas agora já caiu para o 21.º lugar, a 85 milhas náuticas de distância do seu conterrâneo, talhado para vencer uma competição que deverá contar com as primeiras embarcações de volta a França já na terça ou quarta-feira, 21 ou 22 de Julho.
Ao final do dia de sexta-feira, 17, nos seis primeiros lugares colocavam-se um veleiro germânico, «Tzu-Hang» (Axel Strauss/Juerg Burger), um iate australiano, «Palanad II» (Nicholas Brennen/Alex Alley), uma embarcação francesa, «CG Mer» (Wilfrid Clerton/Loic Lehelley), outra britânica, «Keysource» (Paul Worswick/Mike West) e um veleiro belga, «Zed 4» (Gérald Bibot/Didier Le Vourch), no que se vê reafirmada a constelação de nacionalidade representadas.
|
Veleiro francês Destination Calais |
Entre os melhor colocados na primeira perna da prova regista-se um mau desempenho, para já, nesta segunda etapa, do franco-chinês «Plan – Les Enfants Changeront le Monde» (Denis Lazat/Frédéric Nouel), que fecha a coluna dos 22 veleiros – dois saíram de prova nos Açores – ainda em competição, em resultado da opção por uma táctica de rota menos feliz. O gaulês «Apart City», da equipa Yvan Noblet/Damien Guillou – vencedor da primeira edição desta prova, realizada em 2007, no trajecto Les Sables/Madeira/Les Sables –, continua a ficar aquém das expectativas, embora ainda vá conseguindo navegar em 9.º lugar da regata, nesta altura. No site oficial da prova na Internet (www.lessables-horta.com) podem conferir-se todas as incidências desta competição, estando disponíveis várias actualizações diárias e representação cartográfica da frota, bem como som dos contactos estabelecidos com os velejadores.
|
Veleiro francês Groupe Partouche |
Recorde-se que a edição do corrente ano da regata Les Sables/Horta/Les Sables é organizada em França pela municipalidade de Sables d’Olonne, sob a coordenação do Institut Sports Ocean e da Associação Class 40, e tem o apoio do Conselho Regional do Pays de la Loire, do Conselho Geral do Departamento de Vendée, do Porto de Olona, da estação televisiva France 3 Ouest e da Atout-Web Informatique. Nos Açores esta competição foi organizada pela Comissão Náutica Municipal da Horta (entidade que agrega a Câmara Municipal da Horta, o Clube Naval da Horta, a Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental – APTO e a Associação Regional de Vela dos Açores – ARVA/VelAçores), tendo contado com o apoio do Governo dos Açores, da empresa municipal Hortaludus, do Peter Café Sport, de JM – Transportes e Demolições e da TerAuto.
|
*** |
LES SABLES – HORTA 2009
O veleiro «Telecom Itália» da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier venceu a regata da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com), ao terminar na primeira posição, na madrugada desta quarta-feira, 22 de Julho, a segunda etapa da competição, que levou a frota de 22 veleiros de regresso à costa atlântica de França.Os vencedores da “perna” complementar da prova concluíram a etapa desde os Açores em 6 dias, 5 horas, 39 minutos e 32 segundos, com uma vantagem de mais de uma hora e meia sobre o francês «CG Mer» (de Wilfrid Clerton/Loic Lehelley), que cumpriu o mesmo percurso em 6 dias, 7 horas, 16 minutos e 1 segundo.
|
Telecom Itália à saída da Horta |
Até às 16 horas de hoje (do fuso de França, 15h00 em Portugal continental e 14h00 nos Açores) apenas mais duas embarcações haviam cortado a linha de chegada ao largo da cidade de Les Sables, concretamente o iate alemão «Tzu-Hang» (da equipa Axel Strauss/Juerg Burger), com um tempo de prova de 6 dias, 12 horas, 17 minutos e 23 segundos, e o veleiro australiano «Palanad II» (de Nicholas Brennen/Alex Alley), que concluiu a ligação Horta/Les Sables em 6 dias, 17 horas, 39 minutos e 21 segundos.
Ainda neste dia de quarta-feira é crível que outras dez embarcações consigam concluir ainda a regata, enquanto a cauda do pelotão somente durante quinta-feira terminará esta course, uma vez que alguns dos participantes se encontravam a meio da tarde de hoje a mais de 200 milhas da cidade francesa que é mundialmente conhecida por ser ponto de partida e chegada da grande aventura de circum-navegação em solitário, sem escalas e sem assistência, a famosa “Vendée Globe”. Entre os melhor colocados na primeira “perna” da prova regista-se agora, nesta etapa final, um mau desempenho do veleiro belga, «Zed 4» (Gérald Bibot/Didier Le Vourch), que havia sido segundo na viagem para os Açores e, sobretudo, uma péssima prestação do franco-chinês «Plan – Les Enfants Changeront le Monde» (Denis Lazat/Frédéric Nouel), que fora terceiro na Horta e agora se posiciona apenas em 19.º lugar.
|
CG Mer, em primeiro plano, na largada da Horta |
Já o «CG Mer» melhorou duas posições relativamente à etapa inicial, onde fora quarto, o mesmo acontecendo com o «Tzu-Hang», que subiu de nono para terceiro. O «Palanad II» manteve uma prestação similar ao primeiro percurso, subindo contudo de quinto para quarto à chegada à região do Pays de la Loire. O gaulês «Apart City», da equipa Yvan Noblet/Damien Guillou – vencedor da primeira edição desta prova, realizada em 2007, no trajecto Les Sables/Madeira/Les Sables –, prepara-se para terminar a segunda etapa em 5.º lugar, melhorando substancialmente a 16.º posição do trajecto até à ilha do Faial, a meio do Oceano Atlântico. A prova chega a França com apenas 22 veleiros, contra 24 no início, já que dois iates saíram de competição nos Açores, concretamente o espanhol «Tales» (Gonzalo Botín/Álvaro Lopez-Doriga), por avaria no leme, e o representante da Nova Caledónia «Vale Inco Nouvelle Caledonie» (Yves Ecarlat/Romain Gabriel), por doença do co-skipper.
|
*** |
LES SABLES/HORTA/LES SABLES
A regata à vela da Classe 40 Les Sables/Horta/Les Sables (www.lessables-horta.com) ficou formalmente concluída no domingo, 26 de Julho, com a realização na cidade francesa da cerimónia final de entrega de prémios, que decorreu na sede de uma das entidades organizadoras deste destacado evento náutico, o Institut Sports Ocean.
|
Os 3 primeiros da regata, em França |
Feitas as contas das duas etapas da competição, a vitória foi para o veleiro italiano «Telecom Itália», da dupla Giovanni Soldini/Karinne Fauconnier, com o tempo total acumulado de 12 dias 17 horas 34 minutos e 38 segundos, menos 9 horas 12 minutos e 18 segundos que os segundos na classificação, Wilfrid Clerton/Loic Lehelley, com o iate francês «CG Mer». Grande surpresa na prova foi a embarcação alemã «Tzu-Hang» (da equipa Axel Strauss/Juerg Burger, residentes na Suíça), que ascendeu, nos resultados finais, ao terceiro lugar, face a um excelente desempenho na segunda etapa, embora tivesse acabado por se situar a 19 horas 19 minutos e 33 segundos dos vencedores.
A quarta posição nesta regata Les Sables/Horta/Les Sables coube ao veleiro australiano «Palanad II» (de Nicholas Brennen/Alex Alley), com um atraso para o «Telecom Itália» de 19 horas 58 minutos e 41 segundos, enquanto o iate belga «Zed 4» (Gérald Bibot/Didier Le Vourch) concluiu a competição em quinto com mais 20 horas 43 minutos e 59 segundos que a dupla italo-francesa que triunfou na course.
|
Telecom Italia, à saída dos Açores |
Entre o sétimo da classificação final, o veleiro britânico «Keysource» (Paul Worswick/Ian Bartlett) e o 13.º, o franco-chinês «Plan – Les Enfants Changeront le Monde» (Denis Lazat/Frédéric Nouel), todas as embarcações terminaram a regata com mais de um dia de atraso face aos primeiros, enquanto do 14.º, o «Domainedelabourie.fr» (Jean-Édouard Criquioche/Jac-ques Fournier), ao 19.º, o «Voiles sans Frontieres» (Mark Joly/Jérémie Briand), todas as embarcações ficaram a mais de dois dias dos dominadores absolutos.
Os três últimos posicionados nesta edição da Les Sables/Horta/Les Sables, «Elsa» (Yann Delplace/Jean-Baptiste Saigne), «Groupe Sefico» (Philippe Vallée/Eric Caiveau) e «Orca» (Richard Tolkian/Tom Humphreys) acabariam por ver-se nos resultados finais da prova a mais de três dias de distância do «Telecom Itália», com o que fica demonstrada a diferença de “performance” entre os melhores e os mais modestos, em termos de andamento, nesta course franco-portuguesa.
A segunda etapa da edição de 2009 da Les Sables/Horta/Les Sables partira dos Açores a 15 de Julho, tendo a frota entrado em França, de regresso ao ponto de partida, ao longo de três dias, de 22 a 24, cortando a linha de meta nas últimas posições, apenas nas primeiras horas da madrugada da última sexta-feira, o «Neurodon.fr – Espoir en Tête» (Christian Chardonnal/Christophe Eyssartier) e o «Voiles sans Frontieres» (Mark Joly/Jérémie Briand).
Recorde-se que a prova chegou de volta a França com apenas 22 veleiros, contra 24 no início, já que dois dos iates saíram de competição nos Açores, concretamente o espanhol «Tales» (Gonzalo Botín/Álvaro Lopez-Doriga), por avaria no leme, e o representante da Nova Caledónia «Vale Inco Nouvelle Caledonie» (Yves Ecarlat/Romain Gabriel), por doença do co-skipper.
Sables d’Olonne (França), 2009-07-26 / 22H00
Luís Prieto – Telef. (+351) 92.681.40.91
luis.sableshorta.prieto@gmail.com
(Comissão Náutica Municipal da Horta)
Para informações técnicas contactar:
Armando Castro – Telef. (+ 351) 963.698.864
hortamarina@aptosa.com
(Comissão Náutica Municipal da Horta)
|
Voltar para Eventos Desportivos |
|
|
|
|
Copyright - Adiaspora.com - 2007
|
|
|